Se você já fez ou está fazendo seu TCC sabe que essa é uma empreitada com muitos desafios, pois trata-se, geralmente, da primeira experiência autoral de cunho acadêmico.
- Pela minha experiência como orientadora, aprendi que uma das dificuldades que se apresentam ao autor iniciante é não saber muito bem como relacionar suas próprias ideias e seu estilo pessoal com o conhecimento estabelecido e a tradição do campo.
Há aqueles que posam de atrevidos, não se preocupam muito com o que já foi publicado sobre o assunto e concentram-se em defender um ponto de vista da maneira que considera apropriada. No polo oposto estão os acanhados, que ficam tão preso à literatura que seu trabalho resume-se a um conjunto de citações literais.
- Vou tratar apenas destes extremos, mas é claro que cada um é um, e você pode muito bem não ser nem atrevido demais nem acanhado em excesso e ser um tipo totalmente diferente.
Mas, se você for do tipo atrevido, mas atrevido mesmo, que não está nem aí para a tradição, não custa nada lembrar que todo conhecimento é produzido a partir de anteriores. Até mesmo as inovações mais improváveis partiram de algo que já existia antes, mesmo que tenha sido para subverter o que era conhecido até então.
Minha sugestão é: não deixe de fazer a revisão de literatura, peça ajuda do seu orientador para selecionar aqueles trabalhos que são mais relevantes no seu campo, leia-os com atenção.
Depois, sim, atreva-se a apresentar suas ideias, mas com embasamento e fundamentação, mesmo que elas sejam contrárias a aquelas cultuadas em seu campo de estudo (isso sim é que é atrevimento! – pausa para um conselho: a maioria de nós só se permite essa ousadia no doutorado, mas se você estiver a fim de tentar logo na graduação, é bom estar preparado para muitas críticas).
Se você faz parte do time dos acanhados minha sugestão é:
- comece fazendo parafraseamentos: leia um trecho e reescreva-o com suas próprias palavras (mas antes, feche o livro ou o arquivo para não cair em tentação). Depois que você se sentir mais confiante, passe a fazer sínteses do que você leu.
Esses exercícios podem lhe ajudar a partir para ousadias maiores como contrapor diversos textos, fazer críticas, posicionar-se etc.
(publicado originalmente no Linkedin em abril de 2019)
#TCC #Trabalhosacadêmicos #ABNT #escrita_acadêmica
Comentários
Postar um comentário