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Erros que podem fazer seu artigo ser recusado por um periódico.

A comunicação é uma etapa importante da produção da ciência, de modo que um conhecimento científico só merece esse nome depois de tornado público.
Além da sua relevância para o aumento do conhecimento, temos que admitir que, em tempos de tresloucado produtivismo acadêmico, artigos publicados em periódicos são estratégicos também para obtenção de: empregos, vagas em programas de pós-graduação, financiamentos, bolsas, progressão na carreira etc. De modo que todo mundo quer (ou necessita!) publicar.
Pois é, só que depois que você fez a pesquisa, escreveu o artigo e o submeteu a um periódico, ele precisa ser aprovado para publicação. Acontece que o processo de avaliação pode levar muito tempo! Na minha área, por exemplo, o tempo que vai da submissão à publicação costuma ser superior a um ano. Mas, isso vai depender do campo de conhecimento e do periódico.
Se depois de todo esse tempo seu artigo for aceito, maravilha! Mas e se ele for recusado? Você precisa refazê-lo e começar tudo de novo.
Lógico que existem muitas razões para a recusa de um artigo. Não vou tratar aqui da qualidade da produção, mas apenas daqueles erros mais comuns, que todo mundo já cometeu uma vez na vida e que levam a uma perda de tempo enorme: dos autores, dos editores, dos pareceristas.
Essa lista tem fundamento em alguns estudos (veja as referências ao final), mas, para ser sincera, ela foi construída com base principalmente nas minhas experiências, tanto como parecerista quanto como autora, que já cometeu (e ainda comete!) muitos erros.
Bem vamos lá, quais os erros que podem fazer seu artigo ser recusado por um periódico?

1) Não prestar atenção no escopo da revista.

Esse eu já cometi, só depois que recebi a comunicação dos editores notei a bobagem que tinha feito. Nisso, já havia passado meses.
Então, não faça como eu, leia com atenção as informações que constam no “sobre a revista”, além disso, dê uma olhada também nos últimos números para ver o tipo de material que aquele periódico tem publicado e reflita se seu artigo está de acordo com a política editorial daquela revista.

2) Trabalho fora das normas da revista

Observe as normas, principalmente com relação à extensão dos trabalhos. Se for absolutamente necessário algum tipo de transgressão, comunique ao editor, ele vai decidir se o trabalho segue para a avaliação ou não.

3) Identificação dos autores.

Revistas sérias fazem avaliação às cegas, então, se for possível identificar os autores, o processo é interrompido.
Em geral, as pessoas fazem corretamente e não colocam o nome no início do artigo, mas eu já avaliei trabalhos em que lá pelo meio havia uma citação de publicação anterior, expondo os autores. Conclusão, processo interrompido e mais tempo perdido. Se precisar citar um trabalho de sua autoria, verifique as normas da revista, muitas delas recomendam que se faça a citação como (AUTOR, 2019), sem incluir as referências, mas, cada caso é um caso.

4) Plágio.

Nem tente.

 5) Problemas de redação.

Trechos confusos, frases ambíguas, linguagem inadequada.
Erros de linguagem (ortografia, gramática etc).
Problemas com as normas de citações e referências (atenção aqui, pois, existem diferentes tipos de normas. Não deixe de ler atentamente as “instruções aos autores” da revista.)
É claro que todo mundo comete deslizes desse tipo. Se o artigo tiver mérito e os erros forem escassos, o trabalho costuma ser aprovado com a condição de que os problemas sejam corrigidos. Mas quando os erros são muito grosseiros e numerosos, então, não tem jeito.
Por isso, não deixe de fazer uma boa revisão antes de submeter o artigo. É sempre aconselhável solicitar ajuda nessa etapa, pois, muitas vezes, nós estamos tão imersos no texto, que não conseguimos enxergar os defeitos.

6) Falta de documentação ou preenchimento incorreto do formulário de submissão.

Leia com atenção as exigências do periódico. Alguns, por exemplo, solicitam a autorização expressa de todos os autores, outros requerem o número do protocolo do Comitê de Ética e coisas do tipo. Verifique também se você preencheu corretamente os campos de contato (email, endereço etc) para evitar problemas na comunicação com a revista.
Quanto ao mérito, os problemas mais comuns, que levam à rejeição dos artigos são: falta de originalidade (tanto pelo fato de não ser inédito quanto por não trazer novidades para a área de conhecimento), problemas conceituais, erros metodológicos, discussão insuficiente, falta de coerência (entre referencial, metodologia, resultados e conclusões), problemas éticos, referências inadequadas ou desatualizadas etc. Mas essas questões vou deixar para discutir em outra ocasião.
Referências:
FERRAZ, E. C.; NAVAS, A. L. G. P. Publicação de artigos científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores. São Paulo: ABEC, 2016. Disponível em <https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/recomendacoes_publicacao_jovens_pesquisadores.pdf>. Acesso em 01 jun 2019.
MARTÍN, E. Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Revista Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, p. 941-961. Disponível em: <https://search.proquest.com/openview/e4f1e5ffdaecaf15ef9bfbe9cb8a4b9a/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2031887>. Acesso em 01 jun. 2019.
OLIVEIRA. A. G.; SILVEIRA, D. Jogo dos erros: motivos pelos quais um artigo é aceito ou rejeitado pelos periódicos científicos. Infarma: Ciências Farmacêuticas, v. 29, n. 3, p. 179-180, 2017. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/320029712_JOGO_DOS_ERROS_MOTIVOS_PELOS_QUAIS_UM_ARTIGO_E_ACEITO_OU_REJEITADO_PELOS_PERIODICOS_CIENTIFICOS>. Acesso em 01 jun. 2019. 
Crédito da imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas">Pessoas vetor criado por iconicbestiary - br.freepik.com</a>

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