Se você é um pesquisador iniciante, está fazendo seu TCC ou escrevendo sua primeira comunicação científica, sugiro a leitura do artigo "Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais", da professora Eloísa Martín.
A razão da minha indicação não é apenas porque o texto traz dicas valiosas para quem está produzindo textos acadêmicos, mas, principalmente porque a autora trata de questões mais subjetivas, que raramente são abordadas em publicações dessa natureza.
Eloísa Martín mostra a escrita científica como um processo, cheio de idas e vindas e que envolve sempre uma dimensão individual e uma coletiva:
As publicações não podem ser pensadas como o mero desovar dos resultado de pesquisa num veículo para sua disseminação, e muito menos como um simples índice da “produtividade” individual, mas como o resultado complexo de várias etapas e tomadas de decisão que envolvem esforços individuais e trabalho coletivo (p. 942).Ela critica os cursos por não se preocupar em preparar os estudantes para escreverem textos científicos.
Enfim, ela também dá algumas indicações para o trabalho da escrita:
- Para escrever, comece lendo.
- Escrever é, sempre, reescrever
- Organização e planificação é fundamental
- Tenha leitores voluntários e seja também um
Enfim, tem muita coisa legal no artigo, não deixe de ler: 🕮😃
Crédito da imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/musica">Música foto criado por freepik - br.freepik.com</a>
#tcc #trabalhodeconclusãodecurso
#artigocientífico #trabalhoacadêmico #trabalhocientífico #dissertação #ABNT
#publicação #comofazerumtcc #redaçãocientífica #monografia
Comentários
Postar um comentário