Este post foi publicado originalmente em: Esacademic em março de 2020.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um tipo de produção acadêmica necessária para a obtenção de um título (que pode ser de graduação, especialização, mestrado ou doutorado). No entanto, de forma geral, esta denominação é empregada para se referir aos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de especialização (LUBISCO; VIEIRA, 2019).
Este artigo trata dos TCCs de graduação, foco de um projeto de pesquisa recém-iniciado. Os resultados, portanto, são preliminares e se baseiam na primeira etapa da análise de 65 dissertações e teses que abordam o tema.
Nem todos os cursos têm TCC. Tudo vai depender do que consta no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual, por sua vez, idealmente, segue os Pareceres e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso em questão, as recomendações dos Conselhos profissionais e as políticas institucionais.
No caso de o PPC determinar a necessidade de realização do TCC para a obtenção de grau, este documento deve especificar também: se o TCC tem caráter obrigatório ou é facultativo, se deve ser realizado individualmente ou em grupo, qual o seu formato, quem pode orientar, qual o prazo para sua realização etc.
Portanto, o PPC deve definir se o TCC terá formato de monografia, artigo, relato de experiência, vídeos, projetos etc. A tradição do campo costuma influenciar o tipo de TCC, por exemplo: nos cursos de direito, é comum que os TCCs tenham formato de monografia; enquanto cursos de arquitetura, em geral, determinam que os TCCs sejam em forma de projetos.
Além da tradição, citada anteriormente, também têm influenciado a diversidade de formatos de TCCs, os seguintes fatores:
- a pressão do produtivismo acadêmico tem feito com que muitos cursos solicitem o TCC em forma de artigo, na esperança de que os discentes os publiquem e com isso colaborem para aumentar os índices de produção da instituição. É igualmente importante que os estudantes de graduação aprendam a produzir artigos para que os façam nos programas de pós-graduação, em uma possível carreira acadêmica ou mesmo em sua vida profissional não acadêmica.
- por outro lado, a crítica ao tecnicismo tem embasado a decisão de alguns cursos em definir o TCC como algum instrumento de reflexão e de autodesenvolvimento, como os diários reflexivos, diários de formação, relatos de formação etc., adotados principalmente por cursos de licenciatura.
- o aumento da diversidade nos cursos superiores tem provocado uma busca por outras formas de expressão do conhecimento, baseadas em experiências culturais diversas.
- o avanço das tecnologias de comunicação também propicia o aparecimento de outros formatos de TCCs, como blogs, por exemplo.
- a necessidade de conexão com a prática profissional favorece a disseminação de TCCs em formato de intervenções, projetos, produção de materiais etc.
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