A líder do MoVaPa: Movimento pela Valorização das Palavras-chave, aceitou dar uma entrevista exclusiva para este blog.
Primando pela discrição e preocupada com possíveis represárias, ela solicitou anonimato, por isso, nós nos referiremos a ela como Pa-Cha.
Blog: Pa-Cha, para começarmos, explique para os nossos leitores, o que são palavras-chave e porque vocês são tão importantes.
Pa-cha: Então, a ABNT NBR 6028, nos define como: "Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado".
É bom que você saiba que nós podemos ser compostas de um único vocábulo (uma palavra só) ou por vários vocábulos (uma expressão).
De modo simplificado, podemos dizer que somos o resumo do resumo, uma espécie de ementa de um texto.
Em geral, somos atribuídas pelos próprios autores.
Somos utilizadas em diversas atividades, mas, acho que você quer saber sobre nossa importância para o campo acadêmico, não é isso?
Blog: sim, exatamente.
Pa-Cha: Então, como eu estava dizendo, nós somos importante porque representamos a síntese de um texto, então, só de olhar para a gente, o leitor já tem uma ideia do que vai encontrar ali.
Além isso, também podemos ser utilizadas como metadados nos processos de indexação e, em consequência, de recuperação de documentos. Isso significa que podemos fazer com que seu trabalho seja encontrado quando alguém faz uma busca em alguma base de dados.
Blog: Mas, vocês também são conhecidas por outros nomes, não é mesmo?
Pa-Cha: Sim, podemos também ser chamadas de unitermos e de descritores. Mas, há uma diferença entre nós e os descritores. Enquanto nós, palavras-chave, somos definidas de acordo com olhar do autor sobre seu texto, tomando a lingua natural como base, os descritores estão atrelados à terminologia específica de determinado campo e são, em geral, organizados em estruturas hierárquicas.
Blog: E como vocês devem ser apresentadas no texto?
Pa-Cha: Varia. O pesquisador deve procurar orientações das normas no periódico ou da instituição a qual o trabalho será apresentado.
A ABNT, por sua vez, diz que nós devemos figurar "logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, e devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto".
Blog: E por que vocês se sentem negligenciadas? Tem gente por ai dizendo que esse movimento não passa de mimimi.
Pa-Cha: Oiiiii, queridaaaa, como assim?!?! Você sabia que tem gente que sequer sabe escrever o nome da nossa categoria direito? Tem uns que escrevem: palavras-chaves, atentando contra nossa dignidade e contra as normas da língua portuguesa, tem outros que esquecem do hifen e usam: palavras chave. Um horror!!! Lembrando, o correto é: palavras-chave. Por favor, nos respeitem!
Para você ter uma ideia de como nos atribuem pouca importância, sequer temos uma norma da ABNT para chamar de nossa. Constamos apenas como apêndice do Resumo na NBR 6028.
Além disso, acho que as pessoas deixam para definir as palavras-chave no último momento e, na pressa, nos selecionam de qualquer jeito, sem uma preocupação em escolher os termos que vão dar aquela força para que o artigo, o TCC, a dissertação, a tese, ou seja lá o que for, seja mais facilmente encontrado pelos sistemas de busca. Assim fica difícil realizar nosso trabalho com eficiência.
Blog: Quais os principais problemas que vocês identificam na seleção de palavras-chave pelos autores?
Pa-Cha: São muitos, mas, eu vou enumerar:
- Escolher palavras que já constam em outros locais de destaque, como por exemplo, no título. Pecado não é, mas você vai desperdiçar uma oportunidade de fazer com que seu trabalho seja encontrado mais facilmente. Em casos como este, minha sugestão é: use sinônimos, se for possível, é claro. Por exemplo, digamos que o título do seu artigo contenha a expressão "formação de professores", nas palavras-chave, você pode usar: "formação docente", como isso, seu artigo poderá ser recuperado por quem estiver fazendo a busca usando qualquer um dos termos.
- Usar siglas. Não que seja proibido, uma sigla cujo significado seja amplamente conhecido, como IBGE, por exemplo, até pode ser usada. Mas, nunca, jamais, em tempo algum, use siglas pouco conhecidas ou que tenham significados diferentes em outros campos de conhecimento.
- Usar termos muito amplos. Por exemplo, usar uma palavra como "educação", se alguém colocar este descritor em um sistema de busca, você imagina quantos itens vão retornar? Como seu trabalho vai se destacar no meio deles?
- vou ser sincera: eu já fiz esse teste: em setembro de 2021, coloquei o descritor "educação" no sistema de busca da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, para procurar em todos os campos, sem qualquer filtro, e retornaram quase 95.000 itens.
- Usar termos específicos demais. Aqui o problema é o oposto, seu trabalho corre o risco de ser encontrado por poucas pessoas
- Agora, atenção: como, em geral, são solicitadas no mínimo três palavras-chave, você pode combinar uso de termos amplos com outros mais específicos.
Pa-Cha: Claro, com prazer. Olha só, vou fazer uma lista também:
- Valorize-nos. Dedique um tempo para nos selecionar.
- Leia o texto com atenção e vá selecionado palavras representativas de cada elemento: tema, contexto, objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados, conclusão. Faça uma lista com essas palavras e depois vá descartando algumas até que você tenha a quantidade solicitada de termos que representam de maneira mais adequada o texto em geral.
- Nesse processo, seja estratégico: utilize termos que facilitem o retorno do seu trabalho nas bases de dados.
- Procure escolher suas palavras-chave a partir de um vocabulário controlado, isso evita ambiguidades e dispersões. Por exemplo, se você for um pesquisador da área da educação, pode utilizar o Thesaurus da Educação Brasileira para selecionar suas palavras-chave.
Blog: Pa-Cha, muitíssimo obrigada por esta entrevista esclarecedora. Para encerrar, você gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
Pa-Cha: Imagina, sou eu que agradeço a oportuniade de divulgar nosso trabalho. E a mensagem que eu gostaria de deixar é justamente esta: "Pesquisadores, estudantes, autores em geral: por favor, não nos neglicenciem. Ajude-nos a ajudar vocês." Muito obrigada.
Referências:
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6028/2003. Resumo. São Paulo, 2003.
BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Rev Bras Cir Cardiovasc, v. 20, n. 1, p. VII-IX, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/YjJ9Hw34dfDTJNcTKMFnKVC/?format=pdf&lang=pt. Aceso em 19 set. 2021.
LIMA GONÇALVES, Aline. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 13, núm. 26, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14712794006.pdf. Acesso em 19 set. 2021.
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