No post anterior, eu apresentei algumas das principais mudanças na NBR 10520, a norma da ABNT que trata das citações em documentos.
Como vimos, principal mudança refere-se à escrita do nome dos autores dentro dos parênteses, quando se utiliza o formato autor-data. Veja alguns exemplos:
- Podemos entender crise como o “estado de insegurança e incerteza que atinge todos os homens e evoca o futuro” (Goergen, 2007, p. 16).
- Não apenas esses projetos, mas diversas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação relativas à formação em serviço, seja ela de caráter inicial ou continuada, têm ou tiveram recursos do Banco Mundial (Bahia, 2009).
- Com uma população estimada, em 2006, de 148.992 habitantes e área territorial de 3.035 Km2 (IBGE, 2007), esse município é um importante entroncamento rodoviário.
- “A promoção e proteção da saúde são essenciais para o bem-estar do homem e para o desenvolvimento econômico e social sustentável” (Organização Mundial da Saúde, 2010, p. xi).
Porém, existem outras alterações mais sutis.
Por exemplo, a NBR 10520/2023, determina que o ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação. Exemplo:
- O autor afirmava que “é preciso que a educação dê carne e espírito ao modelo de ser humano virtuoso que, então, instaurará uma sociedade justa e bela” (Freire, 1989, p. 28).
Informações de fontes não publicadas (aulas, palestras, discursos etc.), quando utilizados, devem ser indicados no texto ou em nota. Exemplo:
- Em palestra proferida no Centro Municipal de Cultura, em 10 de agosto de 2023, Maria Aparecida dos Santos apresentou os princípios básicos para organização do trabalho cooperativo.
Para citações de fontes com quatro ou mais autores, pode-se citar o primeiro autor seguido da expressão et al. ou apresentar o nome de todos os autores. Mas, atenção, deve haver uma uniformidade de uso em todo o texto.
- Bueno et al. (2006), ao analisarem trabalhos desse tipo realizados no Brasil entre 1985 e 2003, constataram uma enorme dispersão tanto temática quanto metodológica.
- Bueno, Chamlian, Sousa e Catani (2006), ao analisarem trabalhos desse tipo realizados no Brasil entre 1985 e 2003, constataram uma enorme dispersão tanto temática quanto metodológica.
Observe que a expressão et al. deve ser escrita em
itálico.
Atenção: as referências devem seguir a NBR 6023/2018.
Referência:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e documentação. Citações em documentos. Apresentação. 2ª ed. São Paulo: ABNT, 2023.Imagem: Wikipédia (editada).
Comentários
Postar um comentário