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Terrores dos alunos de graduação no dia de apresentar seu trabalho de conclusão

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma produção exigida  para a obtenção de um título acadêmico que, em geral, designa a que é realizada em cursos de graduação e de especialização. Os TCCs podem ser de diferentes tipos (saiba mais em:  TCC: quem já viu um, viu todos? ) Muitas vezes é exigido que, para a aprovação do TCC, o aluno concluinte faça uma apresentação pública de seu trabalho e responda a algumas questões da banca avaliadora. Esse momento costuma gerar ansiedade em estudantes de graduação. Em referência ao halloween , este post apresenta algumas das principais preocupações de graduandos quando vão apresentar seu TCC. Nossa expectativa é desmistificar essa atividade e ajudar os estudantes a se sentirem mais confiantes e a aproveitarem esse momento tão especial em sua vida acadêmica.   Top 5: terrores dos alunos de graduação ao apresentar o TCC   5 – O presidente da banca indicar que faltam dois minutos para esgotar o tempo quando você ainda esti...

As armadilhas da erudição vazia em textos científicos e acadêmicos

Como atividade eminentemente humana, a linguagem sintetiza e direciona nossas práticas, sejam elas solidárias e inclusivas ou de demonstração de força e poder.   Autores científicos nem sempre conseguem fugir das armadilhas do uso da linguagem como instrumento de poder. Para demostrar seu afastamento do mundo da vida, colocando-se em um nível superior às pessoas comuns, fazem uso, muitas vezes, de uma linguagem pretensamente neutra e pedantemente hermética.                                                                 Imagem: storyset by freepik Em meu trabalho, tenho me deparado com algumas táticas utilizadas por certos autores científicos para demonstrar erudição. Meu propósito com este texto é expô-las e, assim, desencorajar seu uso, pois a boa escrita acadêmica preza pela clareza, precisão e economia. Em um ...

Assistam ao vídeo da palestra " A elaboração de pareceres de trabalhos científicos e acadêmicos: aspectos éticos, teóricos e práticos"

 Palestra "A elaboração de pareceres de trabalhos  científicos e acadêmicos: aspectos éticos, teóricos e práticos" Assista no canal da Escola de Pesquisadores ou clique na figura abaixo  

Assistam ao vídeo da palestra "Como produzir e publicar um artigo científico"

 Palestra apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores Para assistir, é só clicar na imagem. Atenção: tem um erro aos 13'49" de apresentação, quando eu afirmo que "escrever não tem regras". O que eu queria dizer era justamente o contrário: que apesar de não ser extato, escrever tem regras, conforme esclareço na sequência.

Relato de experiência: um gênero substimado na comunicação científica

Imagem:  rawpixel-com by Freepik A expressão relato de experiência (RE) é utilizada para designar um gênero textual, que pode estar vinculado a várias atividades acadêmicas, científicas e formativas. Além disso, sua concepção pode ser tributária de diferentes correntes teóricas. Some-se a essa multiplicidade de significações, o pouco interesse em seu ensino em instituições de ensino superior (FERREIRA, 2017; FIAD; SILVA, 2009). Pronto, está formada a confusão. Muitas vezes, estudantes são chamados a produzirem RE ou pesquisadores são conclamados a publicarem seus relatos, sem que se tenha clareza do que isso significa exatamente. 1 - O que são relatos de experiência? Como dissemos, os relatos de experiência são utilizados tendo em vista diferentes finalidades : registros do cotidiano, produção de conhecimento, formação profissional etc.     (DALTRO; FARIA, 2019, FERREIRA, 2017; FIAD; SILVA, 2009; OLIVEIRA, 2012) e, assim, podem ser definidos de diversas ma...

Quem fala em um artigo científico?

 Photo by Kane Reinholdtsen on Unsplash Por trás da definição sobre quem fala em um artigo científico existem fundamentos epistemológicos e retóricos. Os fundamentos epistemológicos relacionam-se com as diferentes concepções de ciência. Simplificando, diríamos: uma concepção de ciência neutra e objetiva pede que se use o impessoal em sua comunicação (por exemplo: observou-se, analisou-se, concluiu-se). Uma concepção de ciência que considera a subjetividade do pesquisador e a construção social do conhecimento admite o uso da primeira pessoa (por exemplo: observei, analisei, conclui ou observamos, analisamos, concluímos). Também entram em cena os fundamentos retóricos. Afinal, o propósito de um artigo é persuadir a comunidade científica de algo.  Se o autor considerar que a força do método terá maior capacidade de persuasão, ele utilizará o impessoal, com os verbos na terceira pessoa do singular acompanhado da partícula reflexiva (por exemplo: notou-se), de modo a convencer o l...

Como produzir e publicar um artigo científico: roteiro para uma jornada bem-sucedida

Baixe grátis o e-book:  " Como produzir e publicar um artigo científico: roteiro para uma jornada bem-sucedida" É só clicar na figura e baixar.  #ebook #e-book