Como atrair interessados para seu artigo, TCC, dissertação, tese ou outro trabalho acadêmico?
O título, o resumo e as palavras-chave podem ajudar nisso.
Podemos dizer que eles compõem a comissão de frente do seu trabalho. São eles que apresentam o enredo do seu texto para a galera, digamos assim.
Fonte da imagem: FreepikO título, o resumo e as palavras-chave podem ajudar nisso.
Podemos dizer que eles compõem a comissão de frente do seu trabalho. São eles que apresentam o enredo do seu texto para a galera, digamos assim.
Conforme explicam Garcia, Gattaz e Gattaz (2019, p. 511):
"Plataformas digitais como a Web of Science, Scopus, Google Scholar utilizam palavras ou frases de buscas para iniciar a seleção dos documentos. Após encontrar o documento, o usuário geralmente tem acesso ao título e ao resumo. São eles que determinam a decisão do leitor em acessar ou não o texto completo. Percebe-se que os três componentes iniciais de um artigo científico atuam como importantes ferramentas de venda das ideias dos autores, ao determinarem a aceitação ou não daquele produto em função da forma como são apresentados ao leitor. Embora muitos parâmetros sejam avaliados pelos leitores no processo de reconhecimento e citação de um trabalho, não se deve esquecer que tudo se inicia, entre outros fatores, na localização do documento, na triagem de um título atraente e compreensível e de um resumo claro e conciso que, de alguma forma, capture o leitor e desperte seu interesse em buscar detalhes no texto integral."
O título, o resumo e as palavras-chave têm, portanto, dois papéis fundamentais:
- Atrair leitores para seu texto, se forem interessantes o suficiente.
- Fazer com que seu trabalho seja mais facilmente encontrado pelos sistemas de busca, se forem estrategicamente pensados para esta finalidade.
Este blog já tratou do resumo (ver aqui) e das palavras-chave (ver aqui), por isso, neste post, daremos especial atenção aos títulos.
O título é o primeiro contato que o leitor terá com seu trabalho. É a partir dele, que a pessoa decidirá se lerá ou não seu texto. Então, é importante caprichar.
Aqui vão algumas dicas para produzir um bom título:
- Seja claro e objetivo.
- Evite o uso de siglas e abreviações.
- Lembre-se que termos muito técnicos poderão reduzir seus possíveis leitores ao campo específico no qual essa terminologia é frequentemente utilizada.
- Certifique-se que seu título não contém ambiguidades que possam frustrar seu possível leitor, ou seja, que passe a ideia que seu trabalho tratará de certos assuntos ou trará respostas a determinados problemas, quando isso não for completamente verdadeiro.
- Evidentemente, erros de ortografia e gramática são inadmissíveis!!!!
- Embora títulos longos contenham mais termos, aumentando a possibilidade de serem encontrados pelos sistemas de busca, em geral, os títulos curtos costumam atrair mais o interesse dos leitores. Assim, use o bom senso para delimitar a extensão do título de seu trabalho. No caso de artigos, verifique se as normas no periódico estabelecem um número máximo de caracteres.
Segundo Paiva, Lima e Paiva (2012, p. 509):
"Algumas características dos títulos dos artigos podem ajudar a prever o número de visualizações do artigo e contagens de citações. Títulos curtos, referindo-se a resultados ou a conclusões, foram associados a contagens de citações mais altas."
Por outro lado, González Aguilar (2017) analisou artigos obtidos nas bases Scopus e Web of Science e encontrou os seguintes problemas de alguns eles: redundâncias, palavras supérfluas, frases interrogativas e erros de sintaxe e de ortografia.
Portanto, para que seu artigo ou trabalho acadêmico seja campeão, dedique-se a produzir uma comissão de frente nota 10: título, resumo de palavras-chave que informem ao leitor de maneira clara, direta e atraente sobre os principais pontos de seu texto.
Referências
GARCIA, Débora Cristina Ferreira; GATTAZ, Cristiane Chaves; GATTAZ, Nilce Chaves. A relevância do título, do resumo e de palavras-chave para a escrita de artigos científicos. Rev. Adm. Contemp., Maringá, v. 23, n. 3, [n. p.], 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/KT6TxzgMBQ7WqZWTfrHKkhM/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 11 out. 2019.
González Aguilar, Hugo. La redacción del título en artículos científicos. Redvet: Rev. Electrón. Vet., v.18, n.7, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/636/63652580008.pdf. Acesso em 11 out. 2021.
PAIVA, Carlos Eduardo; LIMA, João Paulo da Silveira Nogueira; PAIVA, Bianca Sakamoto Ribeiro. Articles with short titles describing the results are cited more often. Clinics, São Paulo, V. 67, n. 5, p. 509-513, 2012. Disponível em: https://www.scinapse.io/papers/212879920. Acesso em 11 out. 2021.
Comentários
Postar um comentário