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Teve seu artigo publicado e achou que o trabalho havia acabado? Não, ainda tem mais um servicinho para você fazer.

Publicar trabalhos científicos é uma atividade bastante árdua.
Na melhor das hipóteses, você faz um projeto, submete ao comitê de ética, vai atrás de recursos para o seu desenvolvimento, coleta dados, analisa, escreve, submete a um periódico, espera pelo resultado, faz as adequações recomendadas pelos pareceristas, espera mais um pouco e finalmente o artigo é publicado. 
Digo na melhor das hipóteses porque em qualquer uma dessas fases diversas coisas podem dar errado e você terá que corrigir, adequar, reformular, reiniciar ou mesmo abandonar seu projeto e começar outro. 

Mas, se enfim, seu trabalho foi publicado, parabéns! 

Você pode pensar que agora o processo está terminado e você poderá se dedicar a outro projeto.
Infelizmente as coisas não são bem assim.
Agora, você precisa fazer com que as pessoas saibam da sua publicação e se interessem em lê-la e, quem sabe, citá-la.
E como fazer isso?
Vou tomar como base as respostas postadas por pesquisadores do mundo todo à questão proposta  no ResearchGate por Rolf Nilsson: "Como você aumenta a visibilidade de um artigo publicado?"
  1. Diversos pesquisadores indicaram os cuidados que devem ser tomados antes da publicação para que o artigo ganhe visibilidade:
    • Colocar um título interessante
    • Escrever um bom abstract
    • Ter como coautores pesquisadores de outras regiões/países
    • Publicar em periódicos renomados, com alto fator de impacto
    • Publicar em periódicos que tenham acesso aberto ao conteúdo 
  2. Algumas respostas referiram-se à divulgação do artigo em âmbitos restritos, como por exemplo:
    • Colocar uma cópia do artigo no quadro de avisos do departamento ou mesmo da lanchonete da instituição.
    • Solicitar do setor de comunicação social uma apresentação no jornal e/ou site da instituição.
    • Enviar por email para seus contatos.
  3. Outras respostas referiam-se à divulgação no âmbito acadêmico mais amplo:
    • Por meio de plataformas acadêmicas como  Lattes, ORCID etc. Incluir os links de suas páginas destas plataformas em outras mídias sociais.
    • Redes sociais voltadas para pesquisadores: ResearchGate, Academia.edu, Medeley
  4. Algumas apontam para um âmbito ainda mais amplo:
    • Redes sociais em geral, como LinkedIn, Instagram, Facebook etc. 
  5. Outras respostas referiram-se à apresentação do conteúdo do artigo em outros formatos, como:
    • Palestras, seminários, workshop etc.
    • Webinar
    • Posts em blogs
    • Resumo na Home Page pessoal e/ou do grupo de pesquisa. 
    • Fazer um vídeo e postar no YouTube.  
  6. Algumas ações indicadas pelos pesquisadores que responderam a questão podem ser um tanto problemáticas e trazer, inclusive, questionamentos éticos, por exemplo:
    • Incluir o conteúdo do artigo nas atividades das aulas e cobrar nos exames (não vejo problemas em incorporar às aulas, pois, o pesquisador ensina justamente os temas que pesquisa. Porém, obrigar a leitura do artigo por meio de cobranças em provas, parece que ultrapassa a fronteira da ética).
    • Fazer citação do trabalho em publicações futuras (sobre isso, veja o post "Espelho, espelho meu").
    • Traduzir o artigo para outra língua (tudo bem se você avisar que se trata de uma tradução, mas muito errado se a tradução for apresentada como um trabalho original).
Veja também:

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