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Dicas e sugestões para você se organizar e escrever artigos e outros trabalhos acadêmicos sem se desesperar.

Este texto é derivado de uma palestra que ministrei do 47o Ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP e parte do resumo que será publicado no e-book do Ciclo.
Em tempos de produtivismo acadêmico, docentes e seus orientandos (estudantes de graduação e da pós-graduação) são pressionados a publicar em ritmo frenético, porém, nem sempre as instituições oferecem condições (às vezes, nem mesmo informações) para que jovens pesquisadores possam desenvolver as habilidades necessárias para fazer isso com qualidade e sem que esta tarefa se torne um fardo muito pesado. 
Por isso, neste post, dirijo-me diretamente aos estudantes e pesquisadores iniciantes que estejam às voltas com a produção de artigos, TCC, dissertação etc. Apresento uma lista com 10 requisitos que considero importantes para se ter êxito na publicação de artigos e na produção de trabalhos acadêmicos em geral. 
  • Tá, eu sei que um rol de 10 itens parece enlouquecedor por si mesmo. Talvez. Porém, esta não é uma lista fechada, com determinações que devem ser seguidas à risca, mas meras sugestões. Espero que um ou outro destes itens possa ajudar jovens pesquisadores a serem produtivos enquanto vivenciam sua jornada acadêmica.

1- Ousadia

O primeiro requisito que destaco é a ousadia.
Parafraseando Kant: ouse escrever!
Confie em sua capacidade e arrisque-se, os problemas serão resolvidos durante o processo.
Não fuja das críticas, ao contrário, busque por elas. Procure espaços para a apresentação do seu trabalho em andamento: seminários, grupo de pesquisas, eventos que aceitem trabalhos em fase inicial etc. 
Preste atenção às críticas e sugestões que receber, não as desmereça, elas são fundamentais para o desenvolvimento de sua pesquisa e para o aprimoramento da redação de seu trabalho.

2- Solidariedade

Para que o propósito da comunicação científica e as demandas por publicação não se tornem um fardo, fomente a solidariedade.

Participe de grupo de pesquisa, forme grupos de estudos com seus colegas, auxilie seus amigos, peça ajuda quando necessitar. 
A mera leitura de seu trabalho por outra pessoa, mesmo que não seja um especialista, pode ajudar a esclarecer pontos obscuro. 
Além disso, trocar experiências com quem vivencia situações semelhantes, desabafar com quem pode compreender suas dificuldades e contar com o apoio de pessoas próximas, torna a vivência acadêmica mais rica, reconfortante e positiva.

3 - Apoio Institucional

É importante lutar por apoio institucional. 
Muitas instituições apenas cobram por produtividade, mas, não oferecem suporte suficiente para o desenvolvimento das pesquisas e a publicação dos resultados. 
Principalmente os pesquisadores iniciantes necessitam de informações claras e completas, orientações adequadas, prazos razoáveis, condições para o seu desenvolvimento como autor, conhecimentos básicos sobre o funcionamento do seu campo de estudo etc. 

4 - Organização. 

Um requisito importantíssimo para ser produtivo sem prejudicar de sua saúde mental é a organização
Organize todo material que esteja usando, tudo deve estar nomeado, ordenado e guardado em local acessível. 
No computador, organize a área de trabalho e guarde os arquivos referentes à atividade em andamento em uma pasta facilmente localizável. Nomeie os arquivos de modo que você possa encontrar a última versão sem dificuldades. 
Salve seus documentos em nuvem para acessá-los em qualquer lugar e evitar perdê-los em caso de um problema com o computador. 
Evite a procrastinação: disponha seu local de trabalho de modo a fugir das distrações. 
Crie estratégias para que seu trabalho avance de maneira constante (listas, cronogramas etc.).
Esteja preparado para registrar suas ideias seja lá quando ou onde elas aparecerem: tenha sempre consigo um bloco de notas ou faça gravações em seu aparelho de celular.

5 - Conhecimento anterior

Outro requisito importante é o que podemos chamar de conhecimento anterior, que se adquire basicamente por meio de leituras.
Ou seja, para desenvolver a escrita é necessário ler. 

  • Vejo muitas pessoas preocupadas com a quantidade de livros e artigos lidos, mas a qualidade também importa: é necessário ler com atenção, fazendo exercícios de análise, síntese, interpretação e relação do conteúdo. 

Atente-se não apenas para o assunto, mas também para a forma: o estilo, o vocabulário, a organização do texto etc. 

6 - Informações sobre publicação

Informação é importante. 
Se você quer publicar, deve conhecer os periódicos da sua área: converse com seu orientador, procure saber onde os pesquisadores mais relevantes do seu campo publicam, pesquise no Qualis e outras bases, como a Scopus, por exemplo. 
Ao selecionar uma possível revista para submeter seu artigo, entre em sua Home Page verifique se ela está ativa, lançando números regularmente, e aproveite para conhecer os artigos publicados recentemente. 
Leia com atenção as informações sobre a revista e certifique-se que o trabalho corresponde ao seu escopo. 

7 - Atenção à escrita 

É claro que para o artigo ser aprovado, ele deve contemplar uma série de requisitos relacionados ao processo de produção do conhecimento. 
Mas, não se esqueça que a redação também é importante. 
Então, tenha atenção ao texto, cuide para que ele atenda aos padrões no que se refere à ortografia, à gramática, às normas técnicas e ao estilo. 

8 - Paciência 

Muna-se de uma boa dose de paciência. O sistema de avaliação é demorado. 
Depois que você submeter seu artigo, prepare-se para esperar meses, senão anos, para sua publicação.
No decorrer do processo você terá que revisar e reescrever seu texto diversas vezes, tanto na fase anterior à submissão quanto posteriormente, a partir dos pareceres recebidos.
Isso se seu artigo for aceito, porém, esteja preparado para a rejeição. Segundo Ferreira (2013), a taxa de recusa de um periódico pode chegar a 90%, embora o comum seja algo por volta de 60%, sendo que, de forma geral, quanto mais renomado um periódico, maior sua taxa de rejeição. 
Se for esse o caso, analise as razões do não aceite, melhore o trabalho e submeta-o novamente à mesma revista ou a outra. 
E tenha paciência para percorrer o processo todo outra vez. 

9 - Resiliência 

Como já está ficando bem claro, um requisito essencial para enfrentar o processo de produção no mundo acadêmico é a resiliência. 
Segundo Poletti e Dobbs (citados por BENETTI; ROBERTI JUNIOR; WILHELM, 2017, p. 15), 
a resiliência acadêmica refere-se à disposição do indivíduo para perseverar em tarefas acadêmicas, mesmo quando ele se sente frustrado
Aceitar que as rejeições, as dificuldades e as falhas fazem parte da vida e podem ser convertidas em fontes de aprendizados, pode ser um bom começo para fortalecer sua capacidade de resiliência. 

10 - Sentido de jornada 

Isso nos leva ao último requisito desta lista: o sentido de jornada.

Entenda que a publicação de um artigo é um momento no tempo: não é o começo, o ápice ou o fim de nada.
É derivado de um processo longo, tortuoso e árduo, que também pode ser muito prazeroso, interessante e rico em aprendizagens.
A publicação de seu artigo começa com a elaboração do projeto de pesquisa, cada fase posterior vai ajudar na condução da investigação e na redação do artigo: a submissão ao comitê de ética (se for o caso), as apresentações nos seminários, as conversas com os colegas, a apresentação dos resultados parciais em eventos, as bancas, as discussões no grupo de pesquisa, as reuniões com o orientador, todos esses momentos servirão para que você se inteire da situação do campo de conhecimento, das teorias e abordagens mais adequadas para tratar seu objeto, das inovações metodológicas e, além disso, será provocado a deixar seu texto mais claro, a definir os termos centrais do seu trabalho, a explicitar seu referencial teórico, a esclarecer sobre a metodologia, a usar com correção o vocabulário próprio da especialidade, a fundamentar melhor seus argumentos, a esclarecer as contribuições de sua pesquisa etc.
Por isso, valorize cada etapa de sua jornada acadêmica.

Leia também:
4 dicas para produzir um artigo científico.
Erros que podem fazer seu artigo ser recusado por um periódico.

Bônus: outros materiais sobre o assunto
How to write a good scientific paper 
Escolha do periódico para submissão do seu artigo 

Referências:
BENETTI, I. C.; ROBERTI JUNIOR, J. P; WILHELM, F. A. Resiliência: enfrentando os desafios do ambiente acadêmico e da vida. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 9, n. 23, p.14-23, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68872. Acesso em 20 jan. 2020.
FERREIRA, M. A. S. P. V. Processo editorial: da submissão à rejeição (ou aceite). Comentário Editorial. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 01-11, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3312/331231867001.pdf. Acesso em 20 jan. 2020.

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